Seguidores

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A decadência do transporte carioca

Infelizmente, os fatos desmentem a crença. Embora todos fiquem felizes com os belos cavalos de troia a se mostrar no transporte da região metropolitana do Rio de Janeiro, sobretudo o da capital, o que se deve aceitar é que houve, desde 2010, uma rápida queda de qualidade no sistema de ônibus da região.

Esqueçam articulados, BRTs, ônibus com ar condicionado, cortininha, modernos elevadores para cadeirantes, ônibus executivos em linhas curtas, etc.. Isso é pompa. A qualidade do transporte não conseguiu seguir o glamour defendido nas propagandas. 

A colocação do nome da prefeitura em 50 empresas municipais não serviu para demonstrar austeridade, servindo mais para que empresas relaxassem, já que não detinham mais do direito de mostrar as suas marcas registradas em suas pinturas, hoje meras propagandas políticas prensadas nas latarias dos ônibus. E o povo segue sem o direito de saber quem opera em sua cidade, num sistema que faz licitação para depois esconder as empresas vencedoras.

O fracasso de um sistema que muda o tempo todo, pinturas, trajetos, números, pontos, etc., serve para mostrar a clara incompetência das autoridades incapazes de cumprir a gestão dos transportes. O sistema de ônibus é controlado por quem não utiliza e não conhece o sistema. 

Por isso mesmo, desde 2010, com a imposição da propaganda política na lataria dos ônibus através da logomarca da prefeitura descaracterizando mais de 50 empresas operadoras, só houve pioras. Ônibus menos conservador, serviço mal feito, fim dos cobradores (demitidos em "prol do progresso tecnológico") e colocação de motoristas em condições de trabalho sub-humanas. 

Estes e mais outros detalhes que marcam o transporte no Rio de Janeiro, cada vez mais ficados na satisfação de empresários, políticos e busólogos em detrimento ao de funcionários e usuários, sempre desprezados por quem gerencia o transporte no Rio de Janeiro.

Não sabemos o que acontecerá com o transporte caso venha uma nova gestão. Estamos em épocas de eleições municipais e políticos adoram usar ônibus como propagandas de suas gestões. É fácil colocar seus nomes e identidades nos veículos. Difícil é melhorar de fato o transporte e usar essas melhorias como prova de uma boa gestão de transportes, o que seria a verdadeira propaganda de uma boa gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.