Seguidores

domingo, 17 de janeiro de 2016

Limites de utilização de cartões eletrônicos expõem ganância de políticos e empresários

Os passageiros não sabem, mas ao utilizar cartões eletrônicos se transformaram em reféns de empresas e políticos. Como que uma pegadinha humilhante, o passageiro tem que se virar para utilizar o cartão durante um curtíssimo espaço de tempo para poder aproveitar do desconto que terá na passagem do ônibus. 

Autoridades falam hipocritamente que é um direito do cidadão. Mas a imposição de limites também é a limitação do direito de ir e vir, garantido pela constituição. Logo a limitação de tempo para a utilização de cartões eletrônicos e inconstitucional. Ao não ser que para as autoridades, andar a pé durante horas em uma longuíssima distância seja o exercício digno do direito de ir e vir.

A ganância de empresários e de políticos (que não usam transporte coletivo que oferecem, é bom lembrar e grifar) está bem extrapolada. Serviços como saúde, educação, transporte, segurança e os meios de comunicação, estão todos corrompidos pela ânsia de multiplicar dinheiro. Não o dinheiro necessário para a sobrevivência ou para o pagamento de custos. Mas o dinheiro excessivo que transforma empresários e políticos em super-humanos privilegiados que se acham no direito de viver melhor do que o resto da humanidade.

É esse dinheiro excessivo que é protegido pelas leis que além de limitar a utilização dos cartões, criminaliza a utilização destes por alguém que não seja titular, mesmo que seja um parente. Mas estranhamente ninguém criminaliza os abusos cometidos por empresários e políticos. A função de cobrador vem sido extinta compulsoriamente, demitindo multidões de trabalhadores e ninguém criminaliza essa demissão que prejudica a vida de muitos, chegando a matar alguns.

Os novos sistemas de transporte licitados parecem uma maravilha diante dos holofotes. Mas por de trás das cortinas há muita sujeira podre e muitas más intenções não assumidas que resultam da ganância e do egoísmo, além de sinalizar a falta de responsabilidade humana e a negligenciação do respeito com um direito mínimo que é garantido pela Carta Magna de nossa nação.

Pedimos o fim dos limites de tempo para a utilização de cartões eletrônicos. 24 horas de utilização, todos os dias, incluindo finais de semanas e feriados. O cidadão que paga impostos têm o direito de ir e voltar como quiser e quando quiser, baseando em sua própria decisão e necessidade. Limitar tempo é o mesmo que limitar o direito de ir e vir. As autoridades já recebem uma boa quantia de dinheiro por meio de impostos e os empresários por meio do que já é pago em caríssimas passagens e na confecção e recarregamento dos cartões.

Cancelar o limite de utilização dos cartões é o mínimo que podem fazer como respeito pelo direito de ir e vir, num sistema cada vez mais caro e cada vez pior em qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.