Seguidores

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Porque prefeituras priorizam interesses privados, se trabalham para o interesse público?

É mais do que sabido que autoridades não andam de ônibus. Mas mesmo assim, são elas que decidem como vão funcionar os sistemas que controlam esse tipo de transporte. E isso acaba deixando evidente a ganância e o egoísmo das autoridades que são eleitas pela população com o intuito de representá-la, mas ao sentar nos confortáveis tronos de ouro, acabam se esquecendo de quem os colocou em seus privilegiados cargos. Trocando em miúdos: autoridades governam para si mesmas e para empresários, ignorando os responsáveis pelos muitos votos que as elegeram.

E é no transporte que vemos os maiores absurdos das gestões políticas. Fingindo governar em prol do povo que os elegeu, os políticos na verdade governam para empresários, pois estes, donos dos meios de produção e possuidores dos maiores recursos financeiros de uma localidade, sempre exercem influência decisiva, chegando a mandar literalmente nos políticos. Reféns dos empresários, a única saída para os políticos é priorizar os donos do poder econômico, pois é deles que virá o sustento financeiro de muitas atividades.

A população paga impostos. Mas o que são impostos diante de rios de dinheiro oferecidos pelo poder privado e pagos em curto prazo? Por isso é muito melhor satisfazer os interesses dos representantes da política privada (empresários de grande porte não fazem outra coisa senão política privada). 

Empresários de transporte são os verdadeiros governantes das gestões municipais. Mesmo que a pintura padronizada e a criação de consórcios tenha limitado os privilégios desse grandes senhores, os donos das empresas ainda gozam de algum prestígio diante de prefeitos e secretários. Estes, passam a falar fino com empresários, enquanto falam grosso com a população que os elegeu.

Isso significa que prefeitos nunca criariam medidas que prejudicassem os interesses dos empresários. Se alguém tem que sofrer para "equilibrar" o sistema, teria que ser a população. Por isso medidas e mais medidas desagradáveis são lançadas para preservar os interesses dos poderosos. Chega-se a criminalizar  toda tentativa de diminuir os lucros dos empresários, mas nunca se criminaliza o abuso destes aos mais humildes. A corda sempre arrebenta para o lado do mais fraco.

Portanto, esqueçam que prefeitos trabalham para a população. Isso é fantasia. os projetos de mobilidade visam pompa e promoção pessoal de gestores públicos e privados e não qualidade de vida. Pouco interessa para os prefeitos se uma pessoa tem que andar quilômetros para ir de sua casa até o transporte mais próximo para o trabalho. Autoridades nunca passam por esta situação (e as que passaram na vida, se esqueceram rapidamente). 

Prefeitos querem mais é ampliar poder e se dar bem com isso, se aliando com os mais fortes (os empresários) e adotando medidas que possam garantir lucros e manter o alto padrão de vida de políticos e de empresários, estes que nunca podem ter seus interesses prejudicados.

O fraco sofre para que o forte possa viver com tranquilidade. Assim foi, assim é, assim será.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.